Projetos
Jardim Digital
Já na primeira edição, em 2023, o Jardim Digital consolidou-se como o maior festival de tecnologia, inovação, marketing, empreendedorismo e economia criativa do interior de Pernambuco, tendo como base o município de Belo Jardim, no Agreste. Com a proposta de impulsionar o potencial disruptivo do município e região, o conectando educação e conhecimento a empreendedores, investidores, pesquisadores, estudantes e população, o Jardim Digital conta com a parceria do Instituto Federal de Pernambuco.
Em dois dias de evento, o Jardim Digital reuniu um público de 3 mil pessoas, distribuídas em 07 ambientes do Instituto Federal de Pernambuco, com 06 eixos temáticos, 25 trilhas de atividade e mais de 100 horas de programação simultânea envolvendo palestras, oficinas, hackathon, pavilhão de exposição (projetos acadêmicos e ativação de marca), espaço robótica, espaço de realidade virtual. O Festival teve apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UABJ); do Porto Digital; do Armazém da Cratividade, da Prefeitura de Belo Jardim, do Sebrae e da Secretaria de Educação do Estado. Sem fins lucrativos, o festival teve patrocínio de grandes marcas como Acumuladores Moura; Claro e Instituto Claro; NIC-BR CGI-BR; ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial); Zé Delivery, Fecomercio/Senac; Fiepe, Adepe, Copergás e Nagem.
O Jardim Digital
Acesse jardimdigitalpe.com
Patrocínio edição 2023:
Acumuladores Moura; Claro e Instituto Claro; NIC-BR CGI-BR; ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial); Zé Delivery, Fecomercio/Senac; Fiepe, Adepe, Copergás e Nagem.
Arte em Serra do Vento
Com potencial turístico e riqueza cultural, Belo Jardim é um dos municípios do Agreste pernambucano rico em artesanato, tendo, mestras artesãs do barro Cida Lima, Neguinha e Luiza dos Tatus (falecida em 2023). O projeto Arte em Serra do Vento, idealizado pela Fundação Bitury, tem como propósito promover e impulsionar a cultura local, preservar as tradições e gerar renda para a população de Serra do Vento, distrito na zona rural de Belo Jardim, e dos municípios da região como Pesqueira e Caruaru. O evento já entrou para o calendário cultural e turístico do interior de Pernambuco, com arte, cultura, música, gastronomia e oficinas de empreendedorismo promovidas pelo Sebrae. Em quatro edições, o projeto já beneficiou mais de 100 artesãos e certificou mais de 130 pessoas em cursos e oficinas. Além disso foram inúmeras atrações culturais como bacamarteiros, samba de coco, apresentação de quadrilha juninas. Em 2024, foram mais de 16 mil pessoas circulantes.
Patrocínios e apoios edição 2024: Sebrae, Fundarpe, Prefeitura de Belo Jardim, ADEPE, Palmeiron, Turbo Net, SESC, ICM
.jpeg)
Tareco e Mariola
Idealizado para expor e comercializar artesanato produzido em Belo Jardim, o Centro de Artesanato Tareco e Mariola abriga obras de artesãos belo-jardinenses. Com peças utilitárias e decorativas de cerca de 40 artesãos em barro, madeira, tecido, palha, pinturas em tela e muitas peças de materiais recicláveis. A Fundação Bitury assumiu a gestão do espaço em 2022, após dois anos fechado por causa da pandemia. O espaço foi aberto em 2006 por iniciativa Conceição Moura. O Tareco e Mariola fica na BR-232, em Belo Jardim, e abre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Projeto Dança dos Idosos(Vem dançar na terceira idade)
Projeto da Fundação Bitury, em parceria com o Itaú Viver, por meio do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, tem como foco a promoção de qualidade de vida, com saúde, bem-estar e autoestima para pessoas 60+ do município de Belo Jardim. O Dança dos Idosos oferece aulas de dança, com diversos ritmos, duas vezes na semana, para o público de 60 mais, de forma gratuita.
Patrocínio: Itaú Viver Bem

Projeto Cesta Solidária
No auge da pandemia do Covid-19 a Fundação foi em busca de parceiros que garantiram doações e foi possível aliviar a fome de muita gente. ao todo foram 60 toneladas de mantimentos somente em Belo Jardim, Pernambuco.

Seminário de interiorização da educação Superior
Evento online que marcou o inicio das aulas da Unidade Acadêmica da UFRPE de Belo Jardim. O evento contou com grandes nomes como o do empresário Sergio Moura, da Baterias Moura, O ex-ministro da educação, Mendonça Filho e o economista Elcio Costa.

Projeto Conectados
Em parceria com ao o Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim certificamos 53 alunos com idades entre 10 e 16 anos em informática. Os alunos tiveram aulas com monitores do IFPE, que eram alunos do curso de informática, na sede da Fundação, no laboratório montado graças a Caixa Econômica Federal.
Projeto Visão Melhor
Numa parceria super exitosa com a Fundação Altino Ventura, o projeto Visão Melhor contou com duas edições e atendeu mais de 700 pessoas de Belo Jardim com atendimento oftalmológico e encaminhamentos para cirurgia de catarata. Somente na segunda edição do projeto, 500 adultos com mais de 50 anos e idosos foram beneficiados.
Apoios: Fundação Altino Ventura
Abertura de Poços artesianos
Projeto da Fundação Bitury, em parceria com a Moura, que reativou um total de sete poços artesianos para uso publico no período de maior estiagem de água em Belo Jardim - PE. Após estudos para identificar poços artesianos que estavam em desuso há muitos anos, a fundação iniciou um serviço de desobstrução através de equipamentos especializados, exames laboratoriais na água para orientação a respeito do limite saudável de uso para cada tipo de água encontrado, instalação de estrutura com caixa d'água e torneiras. Os poços serviram gratuitamente a população em vários pontos da cidade em um período difícil, quando as três barragens do município estavam em estado critico e o abastecimento d'água estava comprometendo a qualidade de vida dos belo-jardinenses.
.jpeg)


